Saltar para o conteúdo

Democratas escolhem Hakeem Jeffries para suceder Nancy Pelosi na Câmara dos Representantes

Fonte: Wikinotícias

1 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os legisladores democratas na Câmara dos Representantes dos EUA escolheram na quarta-feira um novo líder, o congressista de Nova York Hakeem Jeffries, que se tornará o primeiro negro a liderar qualquer um dos principais partidos políticos no Congresso, quando a nova sessão eleitoral começar em janeiro.

Jeffries, 52, um membro da Câmara há 10 anos, prometeu assumir a responsabilidade de levar os projetos adiante e "fazer as coisas", mesmo quando os democratas perderam sua estreita maioria para os oponentes republicanos na Câmara nas eleições de 8 de novembro.

A eleição unânime de Jeffries marca uma mudança geracional para os democratas. Pelosi, 82, é líder do partido há duas décadas. No início deste mês, ela anunciou que permaneceria no Congresso, mas não buscaria uma posição de liderança no novo Legislativo depois que os republicanos venceram a última eleição.

Hakeen Jeffries foi um dos três novos líderes escolhidos pelos democratas, junto com a congressista de Massachusetts Katherine Clark, 59, e o congressista da Califórnia Pete Aguilar, 43.

Enquanto isso, o congressista republicano Kevin McCarthy, da Califórnia, aspira a se tornar o novo presidente da Câmara, embora alguns legisladores republicanos conservadores tenham discordado.

As perspectivas em Washington sugerem que será difícil chegar a um acordo legislativo importante, com os republicanos controlando a Câmara dos Deputados no novo Congresso, e os democratas o Senado.

Os republicanos da Câmara disseram que pretendem concentrar sua atenção no lançamento de inúmeras investigações sobre o governo Biden, em tópicos como a retirada militar do Afeganistão no ano passado, sua maneira de lidar com questões de imigração na fronteira sul dos EUA com o México e os assuntos comerciais do filho do presidente Hunter Biden.

A Casa Branca disse que cooperará com algumas investigações republicanas, mas nenhuma envolvendo Hunter Biden.

Fontes