Delegações da Ucrânia e da Rússia marcam segunda ronda de negociações

Fonte: Wikinotícias

28 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

As delegações da Ucrânia e da Rússia que iniciaram nesta segunda-feira (28), negociações com vista a um cessar-fogo, vão realizar uma segunda ronda de conversações depois de consultas aos respectivos governos.

No primeiro dia, a delegação de Kiev exigiu um cessar-fogo imediato e a retirada das forças russas do país.

Desconhece-se a posição de Moscou e se a nova ronda negocial será já amanhã.

No terreno, após cinco dias de combates, os militares da Rússia não tomaram nenhuma grande cidade ucraniana, mas continuam a avançar em direção de Kiev, que dista a 25 quilômetros de onde se encontram atualmente.

“Os ucranianos estão a oferecer uma resistência contínua, sustentada e rígida em Kiev e nos arredores”, disse um funcionário do Governo americano que pediu o anonimato, acrescentando que os russos “estão frustrados com a falta de progresso em Kiev”.

O Presidente russo, Vladimir Putin, já comprometeu quase 75% do poder de combate que a Rússia pré-posicionou em torno das fronteiras da Ucrânia para a invasão.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que linhas de tanques e veículos blindados russos foram aniquilados, ao mesmo tempo que aviões de guerra e helicópteros foram abatidos.

“O espaço aéreo sobre a Ucrânia permanece contestado. Os russos não alcançaram a superioridade aérea sobre todo o país. As defesas aéreas ucranianas permanecem intactas e viáveis, tanto em termos de sistemas de defesa de aeronaves quanto de mísseis”, disse um alto funcionário de defesa dos Estados Unidos hoje.

Ucrânia na União Europeia

Enquanto isso, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou o pedido para a adesão do seu país à União Europeia e pediu que o processo seja rápido.

O Parlamento Europeu pretende conceder, já nesta terça-feira (1), à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão, de acordo com um projeto de resolução já acordado entre as principais bancadas do órgão, à luz do artigo 49 do Tratado Europeu.

A resolução vai condenar a “agressão russa contra a Ucrânia” e exortar “os Estados-Membros a acelerar o fornecimento de armas defensivas à Ucrânia”.

Fonte

  • ((pt)) VOA Português. Delegações da Ucrânia e da Rússia marcam segunda ronda de negociações — Voz da América <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3ADelega%C3%A7%C3%B5es+da+Ucr%C3%A2nia+e+da+R%C3%BAssia+marcam+segunda+ronda+de+negocia%C3%A7%C3%B5es&rft.au=VOA+Portugu%C3%AAs&rft.btitle=Delega%C3%A7%C3%B5es+da+Ucr%C3%A2nia+e+da+R%C3%BAssia+marcam+segunda+ronda+de+negocia%C3%A7%C3%B5es&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=Voz+da+Am%C3%A9rica&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.voaportugues.com%2Fa%2Fdelega%C3%A7%C3%B5es-da-ucr%C3%A2nia-e-da-r%C3%BAssia-marcam-segunda-ronda-de-negocia%C3%A7%C3%B5es%2F6463442.html&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">