Defesa Civil reconhece situação de emergência em três municípios no RN

Fonte: Wikinotícias

26 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em três municípios do Rio Grande do Norte atingidos pela estiagem. São eles: Bodó, Passa e Fica, e Passagem.

Agora, são setenta e oito as cidades potiguares com reconhecimento federal de situação de emergência, quase todas por seca ou estiagem.

Ainda no Nordeste, as cidades de Canudos, Central, Coribe, Iramaia, Nova Redenção, Palmas de Monte Alto e Pilão Arcado, na Bahia, também entraram em situação de emergência, além de Itaporanga, na Paraíba.

Com o reconhecimento federal, estados municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de resposta ao desastre natural. O repasse pode ser usado de três maneiras, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil.

“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”

Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Além das cidades nordestinas, Campo Erê, em Santa Catarina, e Autazes, no Amazonas, também obtiveram o reconhecimento federal de situação emergência nesta sexta-feira, 25 de junho.

Fontes