Defesa Civil distribui kits com material de construção em Manaus

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

20 de maio de 2009

Um quilo de pregos, 24 tábuas e mais 12 ripas ou caibros (peça de madeira usada em armações de assoalhos). Esses são os materiais que compõem o kit madeira que está sendo distribuído pela Defesa Civil, em Manaus, aos atingidos pelas enchentes. Os materiais já foram entregues a 545 famílias.

O kit madeira é usado pela população para construção das marombas: as pontes e passarelas que permitem o trânsito dos moradores sobre os verdadeiros rios que se formam neste período de cheias em frente às casas. Parte da madeira distribuída foi doada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O restante foi comprado pela prefeitura de Manus. Segundo a Defesa Civil, 19 bairros da capital do Amazonas estão alagados. Mais de 4,1 mil famílias foram atingidas. A zona sul da cidade é a mais prejudicada. Apesar da enchente ter abalado a vida de pelo menos 16 mil pessoas, não há desabrigados em Manaus.

O Serviço Geológico do Brasil informou que o nível do Rio Negro em Manaus – base para medição da cheia no Amazonas – hoje (20) está na marca dos 29,09.

Desde o último dia 15, a média de subida do Negro baixou e tem se mantido em um centímetro por dia. Na avaliação do engenheiro hidrólogo Daniel de Oliveira, apesar de o rio ter subido menos nos últimos dias, ainda não é possível dizer se isso representa a vazão do rio.

"Temos que esperar para ver. Pode ser que volte a subir mais, mas a tendência é que o processo de cheias esteja terminando", avaliou.

Fonte