De norte a sul, ciclones Franklin e Emnati agitam mares do planeta esta semana

21 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A temporada de tempestades na Europa de 2022 não tem dado trégua ao Reino Unido, França, países do Benelux, Alemanha e Dinamarca, que só na semana passada foram atingidos por duas tempestades de inverno (ciclones extratropicais), Dudley e Eunice, como a temporada de ciclones no Índico Sudoeste tem sido severa com Madagascar, que será atingida pelo 4º ciclone tropical em um mês amanhã.

Mais precisamente no norte, é o ciclone Franklin que desde ontem já atinge o Reino Unido e hoje tocou solo na Escócia com ventos fortes, chuva e neve (veja aqui). Segundo o Joint Cyclone Center, o fenômeno, no entanto, já está enfraqueceu e agora é uma baixa extratropical (aqui), mas seus ventos sustentados e rajadas ainda podem passar de 100 km - apenas dias após Eunice causar a maior rajada de vento da história da Inglaterra: 196km/h.

Já no hemisfério sul do planeta, autoridades de Maurícia e Ilhas Reunião decretaram alerta vermelho ontem (aqui) devido à passagem, à norte, do ciclone Emnati, que jogou ventos e chuvas sobre a ilha. Já Madagascar se prepara para a chegada do fenômeno amanhã, já que o ciclone deve tocar solo num local da costa centro-leste do país (aqui) e afetar fortemente toda região centro-sul do país, que ainda ser recupera dos recentes ciclones Ana, Batsirai e Dumako.

Tempestades invernais nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos outras duas tempestades de inverno, vindas do Ártico, nomeadas Nancy e Oaklee, se espalham sobre o país esta semana, causando chuvas, neve, que pode chegar a acumulados de mais de 50cm, e ventos, que podem passar de 100k/h. Há, inclusive, o risco de tornados.

Notícias Relacionadas

Fontes