Cristo Redentor é tombado definitivamente como patrimônio nacional
3 de dezembro de 2009
O Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O aviso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (3).
A estátua construída no Corcovado, no estado do Rio de janeiro, foi eleita uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada por uma fundação da Suíça. Os vencedores foram apresentados em uma cerimônia realizada no dia 7 de julho de 2007, no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.
O cartão postal carioca de 38 metros foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 e é o único monumento brasileiro na lista. Também foram eleitos a Grande Muralha da China; o templo helênico de Petra, na Jordânia; Machu Pichu, no Peru; o Coliseu de Roma, na Itália; o Taj Mahal, na Índia; e o templo da civilização maia de Chichén Itzá, no México.
Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o Cristo Redentor e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes.
Fontes
- Christina Machado. Cristo Redentor é tombado definitivamente como patrimônio nacional — Agência Brasil, 3 de dezembro de 2009
A versão original, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |