Cresce percentual de brasileiros que reconhecem que pagam impostos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Multidão em Olinda, no Recife, foto de 2009

Agência Brasil

22 de julho de 2017

A Pesquisa nacional da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Ipsos divulgada nessa sexta no Rio de Janeiro revela que aproximadamente 79% dos brasileiros que foram consultados reconhecem que pagam impostos. Esse é o maior nível registrado na série histórica da pesquisa, que foi iniciada em 2007, quando o número atingiu apenas 45%. De acordo com a consulta, oito em cada dez pessoas atualmente reconhecem pagar impostos.

A pesquisa foi feita entre os dias de 1º e 13 de maio desse ano, com amostra de 1.200 entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis e em mais outros 64 municípios brasileiros.

O gerente de economia da Fecomércio Rio de janeiro, Christian Travassos, afirmou que a percepção é crescente no país quanto ao pagamento dos impostos. “São dez anos de pesquisa e, a cada ano, a gente percebe uma consciência maior por parte dos brasileiros”. Ele destacou que dois fatores estão contribuindo para que a consciência maior dos brasileiros sobre o pagamento dos impostos. O primeiro contribuinte é a informação. “O brasileiro passou a discutir temas como esses nas redes sociais e na internet em geral. Hoje as pessoas estão mais bem informadas sobre o que impacta no seu dia a dia”.

O segundo fator é o maior acesso da população aos bens, como veículos e imóveis. “Tem mais brasileiros hoje que pagam impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e Imposto de Renda”, afirmou o economista.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati