Cresce o medo de mais COVID-19 antes das eleições em Gana

Fonte: Wikinotícias
Quakyi em 2020
Especialista em saúde Nana Kofi Quakyi em novembro de 2020

2 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Gana foi elogiado por sua resposta ao COVID-19 e um número bastante baixo de mortes de 323 pessoas. O total de casos já ultrapassou 50.000, no entanto, e o presidente recentemente alertou os cidadãos para ficarem vigilantes. Os especialistas temem que os casos aumentem à medida que os partidos políticos entram em modo de campanha total antes da votação de 7 de dezembro.

O Serviço de Saúde de Gana estimou recentemente que mais de 80% dos ganenses não usam máscaras faciais, uma queda drástica em relação aos níveis de conformidade anteriores.

No mês passado, o presidente Nana Akufo-Addo exortou os ganenses a colocarem as máscaras durante os comícios para as eleições de 7 de dezembro. Mas em eventos de campanha em todo o país os apoiadores estão desrespeitando as regras.

Enquanto esperava o presidente aparecer para um evento de campanha ao ar livre em Acra, Cynthia Asiamah disse que era frustrante ver outros apoiadores sem suas máscaras.

“Algumas pessoas não usam máscaras nasais, mas não ouvem o presidente, porque [o] presidente nos disse que todos devem usar a máscara no nariz primeiro”, disse ela.

Alguns organizadores políticos estão tomando precauções, realizando eventos ao ar livre ou online. Alguns realizam caminhadas pela saúde em vez de comícios tradicionais.

O especialista em saúde pública Nana Kofi Quakyi disse que era uma “ilusão”, no entanto, acreditar que as grandes reuniões ao ar livre não aumentariam os riscos, especialmente devido à baixa adesão ao distanciamento social e ao uso de máscaras.

“Sim, eles ficam ao ar livre, por isso são menos arriscados do que se estivessem dentro de casa, mas isso não significa que sejam seguros. Em virtude desse fato, você esperaria ver alguma contribuição para a taxa de infecção”, disse Quakyi.

Quakyi disse que a falsa crença de que COVID-19 geralmente não tem um grande impacto na saúde levou alguns ganenses a correr mais riscos.

Fontes