Covid-19: rede de UTIs está à beira do colapso em 13 estados; 3ª onda da pandemia gera preocupação

Fonte: Wikinotícias

4 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Segundo um levantamento da BBC Brasil, os estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, estão com a sua rede de UTIs covid-19 à beira do colapso.

Dentre eles, relata a agência de notícias, o Paraná é a unidade da federação em pior estado, com 96% dos leitos de UTI ocupados. “Com o agravamento atual da pandemia (...) há filas crescentes por essas vagas em hospitais”, reporta a BBC.

Em 28 de maio passado, a Fiocruz já alertava para a possibilidade da piora da pandemia no Brasil. “Entre os dias 17 e 24 de maio de 2021, as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentaram ou se mantiveram estáveis, em níveis elevados, em praticamente todo o Brasil. Isso reforçaria a avaliação de que a tendência de queda (que vinha sendo observada até por volta do dia 10 deste mês) se interrompeu”, escreveram os especialistas no Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz publicado naquele dia.

No Boletim também havia o dado de que oito estados e o Distrito Federal encontravam-se com taxas de leitos de UTIs covid-19 com ocupação iguais ou superior a 90%: Piauí (91%), Ceará (92%), Santa Catarina (95%), Distrito Federal (96%), Paraná (96%), Rio Grande do Norte (97%), Pernambuco (98%), Mato Grosso do Sul (99%) e Sergipe (99%).

Notícias Relacionadas

Fontes