Covid-19: pela primeira vez desde julho de 2020, mapa da ocupação de leitos de UTI fica totalmente verde no Brasil

Fonte: Wikinotícias

25 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado hoje, mostra que o mapa do Brasil está todo verde quando se considera a ocupação de leitos adultos de UTI por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). “A cor da esperança sinaliza um cenário de otimismo - com taxas inferiores a 60%, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão fora da zona de alerta para esse indicador”, diz o texto divulgado no portal da Agência Fiocruz de Notícias.

Esta é a primeira vez desde julho de 2020, quando o Observatório para monitorar a pandemia foi criado, que o mapa aparece todo em verde, o que significa que há baixo risco de faltarem leitos em UTI.

Os pesquisadores do Observatório creditam o atual bom cenário da pandemia no país à vacinação, mas alertam que “esta queda encontra-se acompanhada de taxas ainda significativas de SRAG e incidência de mortalidade por covid-19”. Eles também enfatizam que ainda é “prudente a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações.”


Notícias Relacionadas

Fontes