Covid-19: pela primeira vez desde julho de 2020, mapa da ocupação de leitos de UTI fica totalmente verde no Brasil
25 de março de 2022
O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado hoje, mostra que o mapa do Brasil está todo verde quando se considera a ocupação de leitos adultos de UTI por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). “A cor da esperança sinaliza um cenário de otimismo - com taxas inferiores a 60%, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão fora da zona de alerta para esse indicador”, diz o texto divulgado no portal da Agência Fiocruz de Notícias.
Esta é a primeira vez desde julho de 2020, quando o Observatório para monitorar a pandemia foi criado, que o mapa aparece todo em verde, o que significa que há baixo risco de faltarem leitos em UTI.
Os pesquisadores do Observatório creditam o atual bom cenário da pandemia no país à vacinação, mas alertam que “esta queda encontra-se acompanhada de taxas ainda significativas de SRAG e incidência de mortalidade por covid-19”. Eles também enfatizam que ainda é “prudente a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações.”
Notícias Relacionadas
Fontes
- ((pt)) Covid-19: leitos de UTI no país estão fora da zona de alerta — Agência Fiocruz de Notícias, 25 de março de 2022
- ((pt)) Pela 1ª vez, ocupação de UTIs para Covid está abaixo de 60% em todos estados, diz Fiocruz — CNN Brasil, 25 de março de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |