Covid-19: pela primeira vez desde julho de 2020, mapa da ocupação de leitos de UTI fica totalmente verde no Brasil

25 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado hoje, mostra que o mapa do Brasil está todo verde quando se considera a ocupação de leitos adultos de UTI por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). “A cor da esperança sinaliza um cenário de otimismo - com taxas inferiores a 60%, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão fora da zona de alerta para esse indicador”, diz o texto divulgado no portal da Agência Fiocruz de Notícias.

Esta é a primeira vez desde julho de 2020, quando o Observatório para monitorar a pandemia foi criado, que o mapa aparece todo em verde, o que significa que há baixo risco de faltarem leitos em UTI.

Os pesquisadores do Observatório creditam o atual bom cenário da pandemia no país à vacinação, mas alertam que “esta queda encontra-se acompanhada de taxas ainda significativas de SRAG e incidência de mortalidade por covid-19”. Eles também enfatizam que ainda é “prudente a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações.”


Notícias Relacionadas

Fontes