Covid-19: faltam vacinas em ao menos 1.000 municípios no Brasil

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com uma pesquisa da Federação Nacional de Municípios (CNM), mais de mil cidades ainda relataram falta de vacinas para imunizar as pessoas Covid-19 nesta semana. Entre os dias 17 e 20 de maio, um total de 3.287 cidades participaram da pesquisa. Entre os municípios declarados com esse problema, a proporção de falta de uma segunda dose da vacina chegou a 79,3%. Já 39,9% das cidades não podem aplicar a primeira dose no grupo prioritário.

Conforme a pesquisa, 87,9% dos municípios relataram não ter uma segunda dose de Butantan/Coronavac, e 11,5% das cidades relataram que Fiocruz/Astrazeneca não recebeu uma segunda dose. Analisando os dados de escassez da vacina conforme a escala da cidade nesta semana, verificou-se que a escassez é comum em cidades de pequeno e médio porte, ambas com 31%. Nas grandes cidades, esse percentual cai para 15%.

Em relação à vacinação com Pfizer, o CNM perguntou se o município possui câmara frigorífica própria ou de terceiros para armazenar vacinas. 44,2% dos municípios possuem métodos corretos de armazenamento, enquanto 39,6% dos municípios afirmam não possuí-los. É importante ressaltar que atualmente a vacina é distribuída apenas para a capital, pois há indícios de que o imunizante deva ser conservado em geladeira a -70ºC ou refrigerador normal por até cinco dias.

No entanto, esta semana, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA revisou as recomendações de armazenamento de vacinas da Pfizer/Biontech. Após a troca, pode ser conservado na geladeira a uma temperatura de 2 a 8 graus Celsius e pode ser conservado por um mês. A CNM está otimista com a mudança e aguarda Anvisa esclarecimentos oficiais sobre o assunto, pois armazenar vacinas em temperaturas extremamente baixas sempre foi um desafio na distribuição de imunizantes para cidades do interior do Brasil.

Notícia Relacionada

Fonte