Covid-19: OMS anuncia que enviará 2 bilhões de vacinas para países pobres
19 de dezembro de 2020
A OMS anunciou ontem que ampliou o programa Covax Facility, do qual fazem parte 190 países, para disponibilizar vacinas anti-Covid-19 nos países mais pobres do mundo ainda nos primeiros meses de 2021. Segundo a Organização, após os novos acordos, cerca de dois (02) bilhões de doses de vacinas estarão disponíveis para as populações mais carentes do planeta no próximo ano.
De acordo com a OMS, "os acordos anunciados permitirão que todas as economias participantes tenham acesso às doses no primeiro semestre de 2021, com as primeiras entregas previstas para começar no primeiro trimestre - dependendo de aprovações regulatórias e da disponibilidade dos países para a entrega".
Noventa e dois (92) países são elegíveis de acordo com as regras do programa.
O Covax
O Covax é uma iniciativa da OMS com a CEPI e a GAVI Alliance para a compra de vacinas anti-Covid, de diversas marcas, que serão distribuídas, a preços menores, para os países mais pobres do planeta.
Os novos acordos preveem a intenção de compra de:
- 170 milhões de doses da vacina de Oxfor-AstraZeneca, com a opção de mais outras 900 milhões;
- 500 milhões de doses da vacina da Janssen (Johnson & Johnson);
- 200 milhões de doses do imunizante do Serum Institute of India (SII)
- 200 milhões de doses da vacina da Sanofi-GSK.
Fonte
- COVAX Announces additional deals to access promising COVID-19 vaccine candidates; plans global rollout starting Q1 2021, WHO - OMS, 18 de dezembro de 2020.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |