Covid-19: Fiocruz lança cartilha orientando população a ficar em casa na Páscoa

Fonte: Wikinotícias

2 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Brasil de Fato

Antecipar feriados, bloqueios, restringir circulação e fechar empresas. Entre outras coisas, todas essas medidas são necessárias para combater o desenvolvimento da pandemia de covid-19, que bateu recordes diários no Brasil nas últimas semanas. Durante as celebrações da Páscoa neste domingo (4), essas medidas devem ser reforçadas, pois neste dia são comuns as reuniões de familiares e amigos.

Portanto, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) atualizou seu folheto “Cartilha Covid-19 – preservar a vida é a melhor maneira de celebrar a Páscoa” conselhos sobre as festas de fim de ano e orientar as pessoas a ficarem em casa durante a Semana Santa e a Páscoa.

“Com o aumento do contágio e mortes por covid-19 em todo o país, feriados como a Páscoa, quando famílias costumam se reunir, tendem a se tornar causas de agravamento da pandemia”, publicada no momento do lançamento da cartilha pela Fiocruz.

O documento está disponível no site da Fundação em formato digital e lembra que, além do distanciamento social, nenhuma outra medida pode impedir completamente a disseminação do novo coronavírus.

Porém, se for absolutamente necessário sair de casa, certifique-se de seguir todas as orientações quanto ao uso de máscaras, como sempre usá-las, guardá-las em bolsa quando necessário e sempre usar máscaras de proteção adicionais para troca.

O manual também instrui você a evitar multidões e manter pelo menos dois metros de distância de outras pessoas. Se você sair de casa, é muito importante escolher um local aberto e bem ventilado e evitar ar condicionado.

Lavar as mãos com frequência, usar gel à base de álcool sempre que possível, não compartilhar utensílios como utensílios e copos com outras pessoas e usar máscaras de proteção no preparo dos alimentos são algumas outras orientações fornecidas pela Fiocruz.

Lembre-se, se você tiver que sair de casa, as medidas recomendadas devem ser consideradas obrigatórias. Mas o mais recomendado é sempre ficar em casa.

Covid-19 no Brasil

Ontem, 1º de abril, o Brasil mais uma vez superou o recorde de 3.000 mortes registradas em 24 horas. Segundo dados do Conselho Nacional de Ministros da Saúde (Conass), só no último período, ocorreram 3.769 mortes por covid-19.

A quinta vez também marca a primeira vez que o país apresenta uma média móvel de mais de 3.000 mortes por dia, calculada com base na média dos últimos 7 dias. 3.117 pessoas morrem diariamente. No país, 325.284 pessoas morreram desde o início da pandemia.

Em termos de número de novos casos, 91.097 pessoas foram infectadas e um total de 12.839.844 pessoas foram infectadas.

Com esses números, o Brasil é o segundo país do mundo mais afetado pela pandemia covid-19. Isso não conta o número de casos e mortes subnotificados. Segundo dados da Fiocruz, se contarmos os óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o Brasil terá cerca de 410 mil óbitos em relação aos anos anteriores.

Notícia Relacionada

Fonte