Covid-19: Butantan anuncia que vacina Coronavac é eficaz contra novas variantes que circulam no Brasil

Fonte: Wikinotícias

10 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Frasco de Coronavac

O Instituto Butantan anunciou hoje à tarde que estudos preliminares apontam que a vacina Coronavac, de tecnologia chinesa, é eficaz contra as novas variantes do Sars-Cov-2 que surgiram e circulam no Brasil.

"Grande notícia", escreveu o Butantan em seu Twitter.

O estudo, com as variantes P.1 (também conhecida como amazônica) e P.2 (do Rio de Janeiro), está sendo feito em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e incluiu as amostras de 35 participantes vacinados na Fase 3 realizada pelo Butantan.

A Coronavac e as novas variantes

Segundo o Butantan, a vacina Coronavac é composta por um vírus inativado, que, porém, possui todas as partes do vírus, o que pode gerar uma resposta imune mais abrangente em relação a outras vacinas que utilizam somente uma parte da proteína Spike (proteína utilizada pelo coronavírus para infectar as células).

Por ter uma proteína Spike completa, o imunizante do Butantan pode levar a uma proteção mais efetiva contra as variantes que apresentam mutação na proteína Spike, enquanto as vacinas que têm fragmentos menores desta proteína têm menos chances de serem eficazes contra as novas variantes.

Fontes