Covid-19: Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina

Fonte: Wikinotícias

19 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na sexta-feira, 16 de abril, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo ensaio clínico de vacina contra a Covid-19. A vacina candidata, chamada de SCB-2019, deve ser de duas doses com um intervalo de 22 dias entre elas. O desenvolvimento clínico está sendo patrocinado pela empresa chinesa Sichuan Clover Biopharmaceuticals Inc.

O ensaio clínico aprovado é de fase 2/3, randomizado e controlado por placebo. Seu objetivo é avaliar a eficácia, imunogenicidade e segurança da vacina em participantes com 18 anos de idade ou mais.

Espera-se que o estudo inclua até 22 mil voluntários distribuídos em países da América Latina, além da África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido. No Brasil, estão previstos 12.100 voluntários distribuídos entre Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Para autorizar o ensaio clínico, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento do produto, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais. Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável da vacina candidata.

Esta é a sexta vacina contra a Covid-19 autorizada pela Anvisa. Em 2 de junho de 2020, a Agência autorizou o ensaio clínico da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela empresa Astrazeneca, seguida pela vacina da Sinovac em 3 de julho, da Pfizer/Wyeth em 21 de julho, da Janssen-Cilag em 18 de agosto e da Medicago R&D Inc em 8 de abril.

Fonte