Covid-19: 46% da população das Américas está imunizada; casos caem
5 de novembro de 2021
46 % da população das Américas está completamente imunizada contra covid-19, anunciou Jarbas Barbosa, subdiretor da OPAS-OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), no dia 03 passado. Segundo a autoridade, pelo menos 32 países da região já alcançaram a meta instituída pela OMS de imunizar 40% de sua população até o final deste ano, com 1,2 bilhão de doses tendo sido aplicadas no Continente. Ele atribuiu o sucesso da campanha aos "fortes sistemas de imunização da região".
- Países com atraso
Barbosa enfatizou que a desigualdade no acesso e distribuição de vacinas é um problema em alguns países das Américas, com a cobertura vacinal ainda não tendo alcançado 20% no Haiti, Nicarágua, Jamaica, São Vicente e Granadinas e Guatemala. “A iniquidade da vacina continua sendo a maior barreira para atingir nossas metas de cobertura”, disse.
- Queda nos casos
Barbosa também falou sobre a melhora da situação pandêmica nas Américas, já que há tendência de queda nos casos e mortes pela oitava semana consecutiva. Para ele, no entanto, ainda não é hora de deixar para trás as medidas de saúde pública. "O progresso em nossa região não é razão para se tornar complacente ou descontinuar as medidas de saúde pública que ajudam a nos manter seguros", explicou.
Na semana passada, segundo a OPAS, cerca de 745 mil novas infecções por Sars-Cov-2 e cerca de 18 mil mortes foram registradas em todos os países do Continente.
Notícias Relacionadas
- Covid-19: América Latina imunizou totalmente apenas 25% de sua população
- Covid-19: com 11.075 mortes, Brasil fecha mês de outubro com menor número de óbitos desde abril de 2020
- Covid-19: Brasil tem média móvel de mortes abaixo de 300 pela primeira vez desde abril de 2020
Fontes
- ((pt)) Casos de COVID-19 diminuem nas Américas, mas vigilância segue necessária, alerta OPAS — ONU Brasil, 04 de novembro de 2021
- ((pt)) Casos de COVID-19 diminuem nas Américas, mas não há espaço para complacência, alerta OPAS — OPAS, 03 de novembro de 2021
Esta página está arquivada e não é mais editável. |