Covid-19: 14 países da África alcançam 10% de sua população totalmente vacinada

Fonte: Wikinotícias

22 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Catorze (14) países do Continente Africano alcançaram 10% de sua população totalmente vacinada contra covid-19, anunciou a OMS África ontem. Na liderança está Seicheles, com uma taxa de 72% e em último lugar - entre os 14 - está Ruanda, com exatos 10%.

A meta era vacinar 40% dos africanos até o final deste ano, mas devido à falta de vacinas esta expectativa foi reduzida para 17%. “O continente enfrenta uma escassez de quase 500 milhões de doses”, enfatizou a OMS na semana passada, após a iniciativa Covax perder o acesso a milhões de vacinas. “As proibições de exportação e o acúmulo de vacinas [por alguns países] têm causado um estrangulamento no fornecimento de vacinas para a África. Enquanto os países ricos bloquearam a Covax do mercado, a África perderá sua meta de vacinação”, disse Matshidiso Moeti, Diretora da OMS África.

Detalhes

  • Apenas três países da África vacinaram totalmente (com duas doses ou a dose única da Janssen) ao menos 40% de sua população: Seicheles, Maurícia (55%) e Marrocos (45%);
  • O único país lusófono na lista dos 14 é Cabo Verde, que vacinou totalmente 19%;
  • Metade dos países vacinaram totalmente menos de 15% de sua população: Botsuana, Zimbábue, África do Sul, Mauritânia, Lesoto, Guiné Equatorial e Ruanda.

Notícias Relacionadas

Fontes