Coreia do Norte diz que não está interessada em outro encontro Trump-Kim

Fonte: Wikinotícias

10 de julho de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Kim e Trump em 2019

A Coréia do Norte disse que as chances de um novo encontro com os Estados Unidos (EU) são baixas, depois que o presidente Donald Trump disse nesta semana que está aberto a se reunir novamente com o líder norte-coreano Kim Jong Un. Kim Yo Jon, irmã de Jong Un, disse que outra reunião "não seria útil para nós", a menos que os EU mudem sua abordagem sobre as negociações nucleares, informou a Agência Central de Notícias da Coréia (KCNA). "É minha opinião pessoal, mas uma cúpula entre os EU e a Coréia do Norte não ocorrerá este ano", disse Yo Jong, que recentemente assumiu o papel de liderança mais proeminente no país.

No entanto, ela também disse que o relacionamento entre Trump e Kim Jong Un permanece forte, o que evitou "provocações extremas". "Não temos a intenção de ameaçar os EU. Se eles não nos tocarem e nos machucarem, tudo fluirá normalmente", acrescentou.

"Eu entendo que eles querem nos encontrar e certamente faríamos isso", disse Trump na terça-feira em entrevista à Gray TV. Os comentários foram intrigantes, porque a Coréia do Norte disse há meses que não tem interesse em retomar o diálogo com os EU.

A Coréia do Norte está irritada com a recusa dos EU em relaxar as sanções contra o país e oferecer garantias de segurança em troca das medidas para desmantelar seu programa nuclear. "Não estamos dizendo que não vamos desnuclearizar, mas não podemos desnuclearizar agora", disse Yo Jong, enfatizando que quaisquer medidas norte-coreanas devem ser equiparadas às medidas americanas correspondentes.

Trump e Kim se encontraram três vezes, inclusive em junho de 2018 em Cingapura, onde assinaram um breve comunicado concordando em "trabalhar em prol da desnuclearização completa da Península Coreana", mas as negociações começaram a fracassar em fevereiro de 2019, depois que os dois lados não chegaram a um acordo em uma segunda cúpula em Hanói, no Vietnã. Em junho de 2019, Trump e Kim se encontraram brevemente na zona desmilitarizada que separa as duas Coreias. Os dois lados também mantiveram conversações em Estocolmo em 2019, mas essas negociações fracassaram rapidamente.

Em entrevista a repórteres na quinta-feira, o secretário de Estado Mike Pompeo disse que os EUA continuam "trabalhando para estabelecer um diálogo e ter conversas substanciais" com a Coréia do Norte. "Estamos muito esperançosos de que possamos continuar a ter essa conversa", disse Pompeo. "Quanto a quem e quando será o momento, não quero falar sobre isso hoje", acrescentou.

Alguns analistas questionaram se Trump tem outros interesses com o encontro - faltando apenas quatro meses para a eleição presidencial, Trump está atrás de Joe Biden, candidato a candidato democrata nas pesquisas. A Coréia do Norte não é vista como uma questão importante nas eleições nos EU, no entanto, se Trump pudesse reviver as negociações com o país, isto poderia ajudar a destacar o que as autoridades da Casa Branca haviam anunciado como uma conquista da política externa de Trump.

Fontes