Coreia do Norte diz que conversações com EUA foram "lamentáveis" e "perturbadoras"
Mike Pompeo diz que conversaçoes foram "construtivas"
7 de julho de 2018
O ministério dos negócios estrangeiros norte-coreano descreveu hoje de lamentáveis as conversações com o secretário de estado americano Mike Pompeo.
Numa declaração o ministério acusou o governo americano de tentar unilateralmente forçar a Coreia do Norte a acabar com o seu programa nuclear.
A declaração foi emitida poucas horas depois de Pompeo ter concluído dois dias de conversações em Pyongyang com entidades da Coreia do Norte.
A agencia de notícias da Coreia do Norte descreveu as conversações como “extremamente perturbadoras” e citou um porta voz do ministério dos negócios estrangeiros como tendo dito que “o meio mais rápido” para se alcançar a desnuclearização da península coreana é através de uma iniciativa bilateral e faseada.
Quando as conversações terminaram o secretário de estado americano disse que as duas partes tinham mantido conversações produtivas e que se tinham registado “ progressos em quase todas as questões centrais”.
O chefe da diplomacia americana disse que grande parte das negociações estiveram centradas num calendário para a desnuclearização e numa declaração sobre as reservas de armas de destruição em massa.
Pompeo está agora em Tóquio para conversações com o governo japonês.
Fontes
- Redacção VOA. Coreia do Norte diz que conversações com EUA foram "lamentáveis" e "perturbadoras" — Voz da América, 7 de julho de 2018
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |