Contos e Fábulas Tradicionais de Moçambique

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Um livro feito por crianças de hoje para crianças do amanhã para que aprendam a gostar de ler ou a não deixar de ler.

12 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique é um livro escrito por meninas e meninos moçambicanos da área de Pemba, na província de Cabo Delgado, ilustrado pelos próprios, e publicado pela Associação Humanitária Internacional de Mislata (AHUIM), de Espanha.

O motor deste projecto chama-se Lara Ripoll. Uma espanhola que vive e trabalha como professora em Pemba, há 3 anos. Envolveu cerca de 200 crianças de 6 escolas primárias em Pemba, e a recolha de lendas tradicionais moçambicanas numa tentativa de transmitir às crianças do amanhã a literatura oral moçambicana. As histórias ilustram a cultura de várias etnias de Cabo Delgado, entre elas a Macua.

Lara Ripoll que frisa que com estes contos e fábulas quis contribuir para recuperar e divulgar a rica tradição oral de Moçambique e ajudar os mais jovens a expressar-se de forma criativa.

“Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique saiu em edição bilingue (português e espanhol) e foi financiado pela AHUIM e faz parte do projecto O Nascer da Criança do Amanhã que atinge 200 alunos de quinta à sétima classes, com idades que vão dos 10 aos 17 anos, para além dos cerca de 50 professores e responsáveis educativos.

Fonte