Conselho de Segurança da ONU deve se reunir hoje para discutir situação em Gaza

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

6 de janeiro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Está prevista para hoje (6) mais uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para avaliar um pedido árabe de cessar-fogo e maior proteção para a população civil, no 11º dia da ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza. As informações são da agência argentina Télam. No sábado (3), a reunião do conselho não chegou a um consenso sobre o que deve ser feito pela ONU.

De acordo com fontes diplomáticas, a França trabalhava com estados árabes para concluir um projeto de resolução que peça o cessar-fogo que inclua tanto a interrupção dos ataques por parte de Israel quanto o bombardeio com foguetes do Hamas a partir de Gaza.

O texto também deve pedir a suspensão do bloqueio de Gaza a fim de permitir a entrada de assistência humanitária, a proteção dos civis palestinos e a retomada do processo de paz. O presidente palestino, Mahmud Abbas, está previsto para comparecer à sessão do Conselho.

Ontem (5), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu com uma delegação de chanceleres árabes, que concordaram que o conselho atue para deter a violência na Faixa de Gaza. Ban afirmou que a ofensiva israelense era “claramente excessiva” e que os ataques com foguetes do Hamas eram “contraproducentes e inaceitáveis”.

Hoje, o representante do chamado Quarteto Diplomático para o Oriente Médio, Tony Blair, sugeriu interceptar os túneis usados para contrabandear armas e alimentos do Egito para Gaza, a fim de conseguir um cessar-fogo imediato. O quarteto formado pela União Européia, pelos Estados Unidos, pela Rússia e a ONU busca mediar um negociação entre palestinos e israelenses.

Já o presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu hoje à Síria que pressione o Hamas, seu aliado, para que se possa chegar a um consenso que leve à paz na região. O chefe de Estado francês se reuniu em Damasco com o presidente sírio, Bachar al-Assad e voltou a defender que “não há uma solução militar” para a Faixa de Gaza.

Desde 2007, quando o Hamas tomou o território, Israel mantém um bloqueio ao território plestino. Para o presidente sírio, Gaza pode ser classificada como “uma grande prisão”. Ele afirmou, após o encontro com Sarkozy, que a população só tem duas alternativas: “morrer lentamente” devido ao bloqueio ou “morrer imediatamente”, devido aos ataques.

De acordo com nota divulgada pela embaixada israelense no Brasil, hoje, pela primeira vez desde o início das operações terrestres em Gaza, foram abertas as passagens para a entrada de ajuda humanitária. De acordo com a nota, entraram no território 49 caminhões com alimentos básicos, remédios e equipamentos médicos. Também entraram 80 carregamentos pela passagem de Kerem Shalom.

O depósito de combustível de Nahal Oz tambem funcionou e enviou 215 mil litros de diesel especial, para a estação elétrica da Faixa de Gaza, 93 mil litros de diesel para os organismos da ONU, e 50 toneladas de gás de cozinha.

Fontes