Conselho de Segurança da ONU adota resolução pedindo fim da violência em Mianmar

Fonte: Wikinotícias

23 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução pedindo o fim da violência em Mianmar e a libertação de todos os presos políticos.

O Conselho de Segurança aprovou a resolução em reunião realizada na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, com 12 dos 15 Estados-membros a favor, excluindo China, Rússia e Índia.

A resolução insta os militares de Mianmar a acabarem imediatamente com a violência e libertarem todos os presos políticos, incluindo a ex-assessora de Estado Aung San Suu Kyi.

Além disso, expressando profunda preocupação com as medidas de emergência dos militares de Mianmar, pede "para manter as instituições e procedimentos democráticos e buscar o diálogo construtivo e a reconciliação de acordo com a vontade e compreensão do povo".

Depois de tomar o poder em um golpe em fevereiro do ano passado, os militares de Mianmar detiveram altos funcionários do governo, incluindo a conselheira nacional Aung San Suu Kyi, e declararam estado de emergência por um ano, recentemente estendendo o estado de emergência até agosto do próximo ano.

A embaixadora britânica nas Nações Unidas, Barbara Woodward, que redigiu a resolução, disse após a votação: "Hoje enviamos uma mensagem clara ao governo militar (de Mianmar)".

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blincoln, também avaliou a resolução como “um passo importante do Conselho de Segurança para resolver a crise e acabar com a escalada de opressão e violência de civis pelo regime militar”.

Fontes