Conselho de Ética recomenda cassação de dois deputados brasileiros

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 27 de janeiro de 2006

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados do Brasil aprovou ontem os relatórios que recomendam a cassação de dois deputados brasileiros envolvidos com o mensalão: Professor Luizinho (PT) e Roberto Brant (PFL).

Brant é acusado de ter sacado R$ 102 mil das contas da empresa SMPB de Marcos Valério. O deputado alega que a SMPB foi apenas intermediária de uma doação da companhia siderúrgica Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (USIMINAS) para a sua campanha à prefeitura de Belo Horizonte em 2004.

Luizinho é acusado de ter recebido R$ 20 mil das contas do empresário Marcos Valério, em 2003, através do saque de um assessor do seu gabinete. Luizinho alega que não sabia sobre a operação.

O pedido para a cassação do mandato do Professor Luizinho foi aprovada por nove votos a cinco. A decisão pela cassação de Roberto Brant foi apertada e houve empate em sete a sete. Quem desempatou foi o presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB), que votou de acordo com o relator do processo que recomendou a cassação de Roberto Brant.

Os processos serão agora encaminhados para a Câmara dos Deputados que deverá votar em plenário os relatórios do Conselho de Ética e conseqüentemente decidir pela cassação ou não do mandato dos deputados. Os deputados citados pelo Conselho de Ética podem ainda recorrer na Comissão de Constituição e Justiça.

Fontes