Congresso dos EUA aprova extensão de financiamento do governo

Fonte: Wikinotícias

15 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Câmara dos Representantes, liderada pelos democratas, aprovou na quarta-feira um projeto de lei de gastos de curto prazo para manter as agências governamentais financiadas nos níveis atuais até 23 de dezembro, dando aos legisladores mais tempo para elaborar um pacote de aproximadamente 1,7 trilhão de dólares que cobriria todo o ano fiscal.

O Congresso enfrenta um prazo até a meia-noite de sexta-feira para aprovar a extensão ou permitir uma paralisação parcial do governo. O projeto de lei daria ao Congresso uma semana extra para chegar a um acordo e agora vai ao Senado para votação antes de ser enviado ao presidente Joe Biden para sanção.

A extensão de uma semana foi aprovada por uma votação de 224 a 201.

Os republicanos da Câmara se opuseram de forma esmagadora à extensão. Muitos reclamaram que isso permitiria que o Congresso aprovasse um projeto de lei de gastos maciços antes que uma maioria republicana assumisse a Câmara em janeiro e impusesse sua vontade.

O deputado Kevin McCarthy, líder republicano na Câmara, disse que os republicanos ganharam a oportunidade após as eleições de meio de mandato para moldar a legislação de gastos no início do próximo ano. Ele pediu uma prorrogação que duraria até o primeiro trimestre de 2023.

"Permita ao povo americano o que você disse há um mês: mude Washington como a conhecemos hoje", disse McCarthy.

Enquanto os republicanos ganharão a maioria na Câmara, os democratas ganharão uma cadeira no Senado e terão uma maioria de 51 a 49 no próximo mandado.

Fontes[editar | editar código-fonte]