Confrontos na fronteira militar indiana-chinesa
14 de dezembro de 2022
Foi confirmado tardiamente que forças indianas e chinesas se enfrentaram na semana passada na fronteira nordeste do Himalaia.
O ministro da Defesa da Índia, Rajinat Singh, falou ontem (13) sobre os confrontos perto do estado de Arunachal Pradesh, no nordeste do Himalaia, na Índia, dizendo: “Soldados militares chineses cruzaram a linha de controle de facto no setor de Tawang e tentaram unilateralmente mudar o status quo”, disse.
"Nossas forças permaneceram firmes contra as tentativas chinesas", disse Singh.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse em um briefing regular naquele dia que a situação na fronteira Índia-China era "geralmente estável" e esperava que "a Índia implementasse seriamente o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países".
O confronto é considerado o primeiro desde que os dois países se envolveram em combate corpo a corpo em junho de 2020 no vale Ladakh Galwan, que faz fronteira com o planalto tibetano controlado pelos chineses.
A China chama aproximadamente 90.000 quilômetros quadrados do estado de Arunachal Pradesh de Jjangnan e reivindica a soberania sobre esta área, que é efetivamente controlada pela Índia.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((ko)) Redação. 인도-중국 군 국경서 충돌…양측 병력 몸싸움 중 부상 — Voz da América, 14 de dezembro de 2022