Composto extraído do cogumelo mágico ajuda a tratar depressão, aponta estudo

Fonte: Wikinotícias

12 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Psilocybe cubensis

A psilocibina, composto presente no Psilocybe cubensis, mundialmente conhecido como cogumelo mágico ou cogumelo sagrado, exerce efeitos terapêuticos no cérebro e ajuda a tratar pacientes com depressão e ansiedade, apontou um estudo feito pelo Imperial Center for Psychedelic Research em parceria com a Universidade da Califórnia.

O professor Robin Carhart-Harris, que chefiou a pesquisa, disse que "o efeito observado com o uso da psilocibina é consistente em dois estudos, relacionado à melhora das pessoas, o que não foi observado com um antidepressivo convencional".

O estudo foi conduzido com cerca de 60 pessoas, que se submeteram a exames cerebrais. Um dos grupos usou a substância e o outro funcionou como grupo de controle.

Harris acrescentou que ainda não se sabe por "quanto tempo duram as mudanças na atividade cerebral observadas com a terapia com psilocibina" e que é preciso "fazer mais pesquisas para entender isso".

Advertência

Os cientistas envolvidos com o estudo alertaram que as pessoas não devem tentar se automedicar com psilocibina ou cogumelos mágicos, pois o uso indiscriminado pode ser prejudicial à saúde.

Fontes