Compensações financeiras e royalties pagos por hidrelétricas brasileiras já superam 1 bilhão de reais

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

3 de julho de 2012

Brasília — A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contabiliza que as usinas hidrelétricas já pagaram mais de 1 bilhão de reais em compensações financeiras e royalties nos primeiros seis meses de 2012. Somente em junho, o montante foi de 185,4 milhões de reais. A informação foi divulgada hoje (3) pela agência reguladora.

No primeiro semestre, foram pagos a municípios, estados e União 904,4 milhões de reais em Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) e 220,6 milhões de reais em royalties acumulados pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

As unidades federativas podem aplicar esses recursos em programas de saúde, educação e segurança, informou a Aneel. Porém, não podem ser usados para abater dívidas dos estados, exceto quando a União é credora.

Do total arrecadado, 90% têm como destino os municípios e estados, sendo divididos pela metade. Os 10% da União são divididos entre a Agência Nacional de Águas (ANA), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e de Minas e Energia (MME).

Fontes[editar]


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati