Como a América Latina está reagindo após os ataques da Rússia à Ucrânia?

Fonte: Wikinotícias

24 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A oposição venezuelana, liderada por Juan Guaidó, expressou seu apoio ao governo do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky diante do que eles descreveram como uma “invasão militar injustificável e atroz” da Rússia.

Por meio de um comunicado, Guaidó, reconhecido por dezenas de países como presidente interino do país, indicou que: “Condenamos veementemente a ignominiosa agressão contra a Ucrânia que hoje consterna e indigna todas as nações amantes da liberdade do planeta governadas por princípios democráticos”.

O governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro expressou nesta semana seu apoio ao seu colega russo Vladimir Putin pelo que considera “planos perversos que buscam cercar o país militar e estrategicamente.” Não comentou depois que a Rússia autorizou operações militares na Ucrânia.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse na quinta-feira que seu governo é a favor da paz, ao falar sobre a guerra na Ucrânia.

López Obrador indicou que o México continuará a ser o mesmo a favor da resolução diplomática de conflitos, para o qual continuará promovendo o diálogo.

Sobre os possíveis efeitos do conflito armado sobre os preços do gás e da gasolina, o Executivo destacou que o México está preparado para que não falte eletricidade e os preços para os usuários não aumentem, por meio da promoção da geração de energia a partir de outros tipos de fontes.

O governo do presidente boliviano Luis Arce assegurou estar acompanhando a situação na Ucrânia “com preocupação” e lamentou que "a falta de diálogo e entendimento" tenha causado uma nova escalada.

Em mensagem do Ministério das Relações Exteriores boliviano, eles pediram “paz e conclamam as partes a buscar soluções político-diplomáticas no marco do Direito Internacional e da Carta das Nações Unidas.”

O governo equatoriano condenou a decisão da Rússia de autorizar operações militares na Ucrânia e pediu para garantir “a segurança e as necessidades” dos civis.

“Vidas inocentes estão em jogo. Instamos as partes a observar o Direito Internacional Humanitário e garantir a segurança e as necessidades dos civis”, postou o presidente equatoriano Guillermo Lasso em sua conta no Twitter.

Enquanto isso, o chanceler equatoriano Juan Carlos Holguín indicou que, além da distância, o país é afetado pela situação.

“Temos mais de 700 cidadãos equatorianos que estão na Ucrânia no momento, a maioria deles estudantes, e também centenas de equatorianos na Rússia, a maioria deles também estudantes”, explicou Holguín em entrevista coletiva.

Fontes