Comitê do Congresso dos EUA inicia processo de impeachment de Biden

Fonte: Wikinotícias

28 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um comitê investigativo da Câmara dos Representantes dos EUA abriu na quinta-feira um processo de impeachment contra o presidente Joe Biden, com o presidente do painel dizendo que os estadunidenses merecem saber se o presidente se beneficiou pessoalmente dos US$ 20 milhões que seu filho Hunter recebeu em negócios no exterior.

Nos comentários iniciais, o presidente do Comitê de Supervisão da Câmara, James Comer, alegou que nove membros da família Biden receberam dinheiro dos negócios de Hunter Biden na Ucrânia e na China de 2014 a 2019.

“O que os Bidens estavam vendendo?”, Comer perguntou. “Os americanos exigem responsabilização por esta cultura de corrupção.”

Mas Comer não acusou diretamente o presidente Biden de irregularidades, e o presidente disse que não estava ligado aos negócios internacionais do seu filho e não lucrou com eles. Semanas atrás, Biden perguntou aos repórteres: “Onde está o dinheiro?”.

Mas surgiram evidências de que o filho de 53 anos telefonava frequentemente ao pai em restaurantes enquanto ele jantava com parceiros de negócios. Devon Archer, um associado de Hunter Biden, alegou que as conversas entre eles centravam-se no clima ou na geografia dos locais e não em transações comerciais.

Antes da audiência, Comer disse que o painel investigativo “apresentaria as evidências descobertas até o momento e ouviria especialistas jurídicos e financeiros sobre os crimes que os Bidens possam ter cometido”.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse aos repórteres no início deste mês que o impeachment é uma “investigação infundada que os republicanos da Câmara nem sequer conseguem defender”. “As provas não existem e isto é um golpe político”, disse Jean-Pierre.

O presidente republicano da Câmara, Kevin McCarthy, anunciou o processo de impeachment este mês com foco nas negociações comerciais estrangeiras de Hunter Biden.

Fontes