Comissão vai ouvir Polícia Federal sobre queimadas no Pantanal

Fonte: Wikinotícias

23 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A comissão externa que tratou em 2020 das queimadas no Pantanal e em outros biomas brasileiros volta agora em 2021, buscando avaliar, em primeiro lugar, o que foi apurado em relação às responsabilidades pelos incêndios do ano passado e quais medidas preventivas foram tomadas.

A coordenadora da comissão, deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), já apresentou plano de trabalho que incluiu os outros biomas brasileiros nas atividades do grupo durante este ano.

Pantanal
Pantanal no Mato Grosso do Sul

Foram 33 mil quilômetros quadrados incendiados no Pantanal: 14% do bioma apenas no mês de setembro. Estudos apontam que a área queimada em 2020 supera em dez vezes a área de vegetação natural perdida em 18 anos.

Rosa Neide disse que as próximas audiências da comissão serão com a Polícia Federal para saber o que foi apurado nas investigações sobre as queimadas; e com os órgãos encarregados de atuar na prevenção destas queimadas e na recuperação dos prejuízos.

Segundo Rosa Neide, o requerimento para as audiências, aprovado nesta terça-feira (23), inclui Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMBio, Ministério da Defesa e as secretarias estaduais de meio ambiente do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ela comentou as duas audiências futuras:

“Se foi criminosa, quais foram as intenções, onde aconteceu. E a Polícia Federal, nas reuniões conosco, colocou fortemente esse trabalho de investigação que estavam fazendo. É uma situação. A outra situação é uma audiência, a primeira planejada, que é o acompanhamento das medidas reparadoras e preventivas decorrentes dos incêndios florestais do Pantanal em 2020 pelos órgãos do Poder Executivo federal e estaduais.”

Os deputados da comissão pediram à deputada Professora Rosa Neide que dê prioridade a uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para que os projetos de lei elencados no relatório de 2020 sejam colocados em votação. Entre eles, o projeto (PL 9950/18) que traz medidas para conservação e uso sustentável do Pantanal. Rosa Neide disse que o presidente já se mostrou disponível para esse encontro.

Outros biomas

A comissão aprovou nomes de convidados para audiências sobre os biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. Também deverá ser feito um seminário sobre o bioma Pantanal.

Fontes