Comissão especial de acompanhamento da crise econômica aprova relatório

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Brasil • 15 de julho de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A comissão especial da Câmara que acompanha os impactos da crise econômica no sistema financeiro aprovou hoje (15) relatório com análise sobre o sistema financeiro, spread bancário, cartões de crédito, mercado de capitais, mercado de seguros e Previdência.

Entre as sugestões apresentadas estão o acompanhamento dos bancos pequenos e médios, a recomendação para que o Banco Central diminua o percentual de depósitos compulsórios e a redução do limite de operações cobertas pela sua central de risco.

Outra sugestão feita pelos deputados é para que a concorrência no setor de cartões de crédito seja aumentada. A ideia é que, com isso, haja redução nos preços. O relatório pede que as credenciadoras possam firmar contratos com cartões de diferentes bandeiras.

Sobre o mercado de capitais, a comissão apóia o projeto que dá à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acesso direto a dados protegidos pelo sigilo bancário. Em relação a mercados de seguros e previdência, os deputados entendem que é preciso fortalecer os órgãos reguladores, como a Secretaria de Previdência Complementar.

O relatório será encaminhado à Mesa Diretora, de onde seguirá para o Executivo.

Fontes