Comissão do Senado aprova nome de Múcio para vaga de ministro do TCU
22 de setembro de 2009
Brasília, Distrito Federal, Brasil — Por 25 votos a um, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (22) a indicação do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, para o Tribunal de Contas da União (TCU). A maioria dos senadores fez discursos favoráveis à indicação.
A votação foi secreta. Agora, o nome de José Múcio precisa ser aprovado pelo plenário. A votação deve ocorrer ainda hoje. Ele deverá ocupar a vaga deixada após a aposentadoria do ministro Marcos Vilaça.
A próxima sabatina feita pelo Senado será a do atual advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, indicado para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Amanhã (23), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisa o parecer do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e no dia 30 deve ouvir o próprio Toffoli. A votação também será secreta e precisará passar pelo crivo do plenário.
O advogado-geral da União esteve hoje no Senado conversando com parlamentares sobre a sua indicação. Ontem (22), a 2ª Vara Cível e Fazenda Pública de Macapá suspendeu a condenação imposta pela Justiça do Amapá a Toffoli. Ele havia sido condenado, junto com três pessoas, em primeira instância, a restituir aos cofres do estado R$ 420 mil. O entendimento era de que a contratação do escritório dele para prestar serviços de advocacia ao estado seria ilegal.
A licitação ganha pelo escritório do chefe da AGU não teve participação regular da Comissão Permanente de Licitação do estado. A decisão de suspender a condenação foi tomada após Toffoli apresentar recurso contra a sentença.
Depois de ter seu nome aprovado para a vaga de ministro do TCU, José Múcio disse que se sente “com absoluta isenção” para, no novo cargo, julgar as contas do governo. “Me sinto com absoluta isenção. E vou usar a mesma ferramenta que usei até agora. Como diz o poeta: desatar os nós e reatar os laços”, disse, ao final da sabatina em que teve o nome aprovado por quase a unanimidade dos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos. Recebeu apenas um voto contrário na votação que foi secreta.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
- Priscilla Mazenotti. Comissão do Senado aprova nome de Múcio para vaga de ministro do TCU— Agência Brasil, 22 de setembro de 2009, 13h15
- Priscilla Mazenotti. Múcio diz que se sente isento para julgar contas do governo— Agência Brasil, 22 de setembro de 2009, 14h10
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|