Começa primeira fase de regularização de venezuelanos na Colômbia

Fonte: Wikinotícias

5 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Inicia nesta quarta-feira a implementação do Estatuto Provisório de Proteção ao Migrante Venezuelano na Colômbia, que visa regularizar sua situação e, portanto, permitir sua integração socioeconômica ao país.

O estatuto, anunciado pelo presidente Iván Duque em fevereiro deste ano, visa beneficiar mais de 1.700.000 migrantes venezuelanos.

A primeira etapa consiste no cadastramento virtual - e gratuito - do migrante no Cadastro Único de Migrantes Venezuelanos e na realização do levantamento de caracterização socioeconômica, para que as autoridades salvem os dados de cada um no sistema.

A meta deste ano, confirmada pelo diretor Juan Francisco Espinosa, por meio do Facebook, é que 800 mil venezuelanos estejam no sistema.

Para ter acesso ao Estatuto de Proteção Temporária, o migrante deve realizar uma segunda fase, que é presencial, e está relacionada com a emissão de uma Autorização de Proteção Individual. É um documento de regularização e identificação dos venezuelanos que fazem parte do Estatuto.

Fontes