Começa hoje segunda etapa das eleições parlamentares no Egito

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

5 de dezembro de 2011

Brasília — Com a vitória preliminar dos partidos religiosos na primeira fase das eleições legislativas no Egito, começa hoje (5) a segunda etapa do pleito. As eleições no país estão organizadas em três etapas que ocorrerão em quatro meses. Cerca de 50 milhões de eleitores deverão ir às urnas, de um total de 82 milhões de habitantes.

Nas primeiras horas, poucos compareceram aos locais de votação. No Egito, o processo eleitoral é feito regionalmente. Em 11 de janeiro de 2012, as eleições ocorrerão no restante do país. Em março, há eleições para as 180 cadeiras da Shura (o Conselho Político).

Mais de dez mil candidatos disputam as eleições parlamentares para 444 cadeiras da Assembleia Nacional no Egito, que ocorrem em três zonas eleitorais distintas em nove províncias. No Cairo e em Alexandria (segunda maior cidade do Egito), os eleitores votam a partir de hoje. Mas há um segundo turno previsto para o dia 5.

Dois terços dos parlamentares serão decididos por um sistema proporcional com base de uma lista partidária. O terço restante será composto pelos candidatos mais votados, em um sistema de maioria absoluta.

O processo eleitoral egípcio ocorre no momento em que manifestantes voltam às ruas para protestar contra o governo. Os manifestantes exigem que a Junta Militar, que está no poder desde a renúncia de Hosni Mubarak em fevereiro, transmita o governo para os civis.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati