Colômbia avalia voltar ao uso obrigatório da máscara

Fonte: Wikinotícias

3 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério da Saúde da Colômbia anunciou na sexta-feira que está avaliando a possibilidade do retorno do uso obrigatório de máscara ao país, devido ao aumento de casos de COVID-19.

“Esta é uma proposta que está a ser equacionada, caso ocorra será para maiores de dois anos em espaços abertos e fechados onde haja aglomeração”, disse a ministra da Saúde, Carolina Corcho, em comunicado oficial.

A ministra assegurou que está a decorrer a análise da medida, por recomendação de uma comissão de especialistas, uma vez que as infeções geradas por adenovírus, gripe e COVID-19 “estão a aparecer e até a gerar um ligeiro aumento de casos”, o que é gerando congestionamento nos serviços de emergência, internação e, em geral, no sistema de saúde.

"Temos assistido a um aumento das consultas nos serviços de urgência e em menor escala nos serviços de internamento", disse.

Corcho destacou ainda que a máscara continua a ser obrigatória em três contextos: transportes públicos, serviços médicos e lares de idosos. Da mesma forma, assegurou que se mantêm as recomendações, relativamente às medidas de biossegurança e vacinação.

“As pessoas que não têm calendário vacinal ou que apresentam sintomas respiratórios, comorbilidades, devem usar máscara cirúrgica”, disse.

Segundo dados dos ministérios, entre 25 de novembro e 1º de dezembro, foram registrados 3.252 novos casos de COVID-19. No total, a Colômbia tem 6.318.021 casos confirmados, 6.142.640 mortos e 6.142.640 recuperados.

Fontes