Cofundador da Wikipédia afirma que ela não é mais confiável
20 de julho de 2021
Larry Sanger, confundador da Wikipédia afirmou em uma entrevista para o podcast LockdownTV que a Wikipédia não é mais confiável porque atualmente ela apresenta informações parciais, afastando-se da ideia original dele que regia o site, ser um centro de informações acessível e livre.
“Você pode acreditar que ela dará a você a verdade? Bom, isso depende do que você acredita como verdade”, diz Sanger.
Sanger comenta que a Wikipédia "parece assumir que existe apenas uma versão legítima e defensável da verdade para qualquer questão controversa", mas que não era assim que a plataforma deveria ser.
Sanger pegou como exemplo, o artigo sobre o Joe Biden “Se você olha para ele, há pouquíssimo conteúdo a respeito das ressalvas que os republicanos têm sobre ele”. "Se você quiser ter algo remotamente parecido com o ponto de vista republicano sobre Biden, não o terá no artigo.”, comenta Sanger.
Não é bem desse jeito
Entretanto, essa afirmação do cofundador sobre o artigo do Joe Biden não parece ser totalmente verdade, no artigo, há ao menos um parágrafo relacionado à acusação, além de que todas essas informações foram encontradas em artigos jornalísticos, o que dá a elas um credibilidade ainda maior.
As modificações no artigo registradas pela Wikipédia ocorridas dias depois de sua entrevista também não contribuem com a sua afirmação.
Fontes
- Cofundador da Wikipédia diz que a plataforma não é mais confiável — Canaltech, 20 de julho de 2021
- ((en)) Wikipedia co-founder: I no longer trust the website I created — Lockdown TV, 14 de julho de 2021
Esta página está arquivada e não é mais editável. |