Cidade do Rio adota medidas para conter surto de gripe
9 de dezembro de 2021
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
A cidade do Rio terá cinco centros de atendimento e testagem de pacientes com síndrome gripal. O primeiro foi inaugurado na quarta-feira (8/12), na Vila Olímpica do Alemão, e ontem (9/12) foi aberto mais um, no Parque Olímpico, na Barra. Na sexta-feira (10/12) será instalada a unidade da Vila Olímpica de Honório Gurgel. Os próximos dois locais ainda estão em análise pela Secretaria Municipal de Saúde. Esses polos foram criados para reforçar a assistência à população durante o surto de influenza (gripe) que ocorre na capital.
Essas unidades têm capacidade para receber, em média, mil pacientes por dia. No Alemão, o polo atendeu 496 pessoas até as 17h em seu primeiro dia de funcionamento. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, inclusive nos fins de semana.
Estão sendo atendidas pessoas com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alteração no olfato e/ou paladar. Também há testagem para covid-19, conforme indicação médica. Se houver necessidade, o paciente receberá medicação para tratar a gripe. Os casos considerados graves são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.
A Prefeitura do Rio já havia adotado esse sistema de polos em 2009, durante um surto de gripe H1N1. Na ocasião, também foi registrado aumento na procura por atendimento nas unidades de saúde.
Fontes
- ((pt)) Cidade do Rio terá cinco centros de atendimento e testagem para paciente com sintoma de gripe — Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 2021
A Prefeitura do Rio de Janeiro permite a reprodução de seu conteúdo. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |