Ciclones Henk e Brigitta, enchentes e nevascas: o tempo na Europa esta semana
6 de janeiro de 2024
A depressão extratropical Henk, a 8ª tempestade da temporada do noroeste europeu de 2023-24, atingiu a região com força no meio desta semana. Nomeada pelo Met Office na terça-feira, a área de baixa pressão alcançou o Reino Unido e a França, seguindo depois para a Holanda, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Polónia, Países Bálticos. Mais para oeste, a depressão Brigitta foi nomeada na Alemanha no dia 03, alcançando, além deste país, o Reino Unido, Holanda, França e Bélgica. E nem os países mais a sul, como Portugal, Espanha e Itália, escaparam, com a ventania dos ciclones sendo percebida nas cidades costeiras do norte e do Mediterrâneo.
Além de ventos, os dois sistemas ciclônicos provocaram fortes chuvas. Centenas de árvores foram derrubadas, inclusive uma no pátio da propriedade rural do ex-jogador de futebol David Beckam em Cotswolds. "Poderia ter sido pior", escreveu ele numa rede social, junto a uma foto onde se vê uma árvore de cerca de 10 mestros parcialmente caída.
O Reino Unido, a França e a Alemanha viram grandes enchentes e, segundo a BBC Weather, na terça-feira havia 300 alertas para enchentes de rios em vigor na Inglaterra. Alguns locais, como Aeroporto de Aberdeen, Escócia, e Wattisham, em Suffolk, tiveram em poucos dias mais de 300mm de chuvas, o equivalente a mais de um mês de precipitação.
-
Henk
-
Brigitta
Frio e nevascas
Após a passagem da baixa pressão, uma alta pressão se seguiu, trazendo muito frio do norte. Segundo o Met Office ontem em seu Twitter-X, a Finlândia e a Suécia podem ter tido as temperaturas mais baixas deste século na madrugada de sexta-feira, respectivamente de -44,3ºC em Enontekiö (Finlândia) e -43,8ºC em Naimakka (Suécia). Já a Metsul reporta que Oslo, a capital da Noruega, teve sua menor temperatura em 37 anos nesta madrugada, de - 23,1ºC.
Na Suécia, 1.000 carros e caminhões ficaram presos na neve entre Hörby e Kristianstad, reporta a Euronews em francês.
Segundo a BBC, "antecipando a mudança para temperaturas mais baixas, a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido emitiu um alerta de tempo frio cobrindo toda a Inglaterra, das 9h de sábado, 6 de janeiro, ao meio-dia de terça-feira, 9 de janeiro".
O portais Tempo.pt e Tiempo, da rede Meteored, reportam que deve fazer muito frio também em Portugal e na Espanha, principalmente no norte. Os Pirineus, na Espanha, podem, inclusive, ter acúmulo de neve de até 1 metro.
Referências
Notícias Relacionadas
Fontes
- Storm Henk named by Met Office — Met Office, 2 de janeiro de 2024
- Tempo em Portugal para o fim de semana de Reis: Prepare-se! Vem aí muito frio, vento, neve e geadas fortes — Tempo.pt - Meteored, 4 de janeiro de 2024
- David Beckham says he is 'gutted' as he shows off the devastating mess caused by Storm Henk at his family home in the Cotswolds — Daily Mail, 4 de janeiro de 2024
- L’Allemagne et le France touchées par des inondations d’ampleur — Euronews - Francês, 4 de janeiro de 2024
- Cold weather continues across parts of northern Europe — Met Office - Twitter, 5 de janeiro de 2024
- Drier weather on the horizon — BBC, 5 de janeiro de 2024
- Suécia e Finlândia registram suas menores temperaturas — Metsul, 5 de janeiro de 2024
- Capital da Noruega registra frio mais intensos — Metsul, 5 de janeiro de 2024
- Tempo da próxima semana em Portugal: iminente bloqueio em ómega, que efeitos pode trazer além do frio intenso? — Tempo.pt - Meteored, 5 de janeiro de 2024
- Intempéries hivernales : tempêtes de neige et inondations perturbent les transports en Europe — Euronews - Francês, 5 de janeiro de 2024 En las próximas horas se esperan heladas intensas, vientos fuertes y nevadas en cotas bajas en estas zonas de España — Tiempo - Meteored, 6 de janeiro de 2024
- El mal tiempo no da tregua en Europa en el Día de Reyes — Euronews - Español, 6 de janeiro de 2024
Esta página está arquivada e não é mais editável. |