Ciclone tropical Tej atinge Iêmen

Fonte: Wikinotícias

24 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Trajetória do Tej

O Iêmen foi ontem atingido por um raro ciclone tropical nomeado Tej, que se formou sobre o Mar da Arábia, no nordeste do Oceano Índico, e seguiu rumo ao sul do país. É um "perigoso e anômalo sistema tropical", reportou o Tempo-Meteored no Twitter X.

Há relatos de ventos e chuvas intensas e há riscos de um grande desastre natural devido a enchentes, num país que vive um conflito armado interno há quase uma década e onde organizações como a ONU estimam que ao menos 70% das pessoas necessitem de ajuda humanitária para sobreviver. Segundo a Organização também, "estima-se que 4,5 milhões de pessoas, 14% da população, estão deslocadas, a maioria por conta de desastres naturais e eventos induzidos pelo clima, como secas e inundações".

Autoridades de Hadramaute, Mara, Chabua e Socotorá declararam estado de emergência e fecharam escolas e outros prédios, além de pedir que as pessoas procurassem abrigo e que os pescadores ficassem em terra firme.

O arquipélago de Socotorá, a sul do território, sofreu com inundações no sábado, quando o ciclone passou a lesta das ilhas.

Fontes