Ciclone subtropical se forma perto do RS e é nomeado "Biguá"
14 de dezembro de 2024
O Serviço Meteorológico Marinho do Brasil nomeou esta manhã "Biguá", um ciclone subtropical cuja formação perto da costa do Rio Grande do Sul estava prevista desde o dia 13. "Biguá" significa "ave" marinha na língua tupi.
Esta manhã o sistema é uma tempestade subtropical com ventos de ~65 km/h e rajadas de cerca de 85 km/h, está em alto-mar e segue para sudeste no Oceano Atlântico.
Há alertas na região do extremo Rio Grande do Sul para ventos moderados, mas ventania também pode ocorrer em boa parte da área leste do estado, incluindo o entorno da Lagoa dos Patos, RMPA e Serra. Chuvas fortes também podem ocorrer, o que é comum neste tipo de sistema meteorológico.
Nomeação
Quer saber mais sobre a nomeação de ciclones no Cone Sul? Leia a conteúdo "nomeção" do artigo Ciclones subtropicais no Atlântico Sul na Wikipédia.
Referências
[editar | editar código-fonte]- Ciclones subtropicais no Atlântico Sul, Wikipédia
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]- Ciclone subtropical Biguá deve se formar a leste do RS
- Marinha do Brasil nomeia Akará, a primeira tempestade tropical na costa brasileira desde 2019
Fontes
[editar | editar código-fonte]- Formação de um ciclone subtropical, classificado como tempestade subtropical, nomeada “Biguá” — Serviço Meteorológico Marinho - Facebook, 15 de dezembro de 2024
- Biguá se forma — Metsul, 15 de dezembro de 2024
- O ciclone subtropical contribui para concentrar a umidade em parte do RS — Tempo - Meteored, 15 de dezembro de 2024
- Previsão de chuvas intensas, até amanhã (15) em áreas do RS — Inmet, 14 de dezembro de 2024