Ciclone Remal: sobe para 65 o número de mortos na Índia e Bangladesh
29 de maio de 2024
Subiu para 65 o número de mortos na Índia e Bangladesh, após a passagem de Remal, o primeiro ciclone tropical da temporada do Índico Norte de 2024, pelos dois países. Segundo a imprensa, são entre 47 e 48 mortes na Índia e 17 em Bangladesh, mas o número pode subir enquanto esforços de resgate continuam.
O sistema tocou terra no dia 26 passado no sudeste indiano e no sudoeste de Bangladesh. O primeiro desembarque aconteceu nas Ilhas de Sagar, no estado indiano de Bengala Ocidental, e o segundo, na região bangladense do porto de Mongla, com ventos de cerca 135 km/h e rajadas de mais de 180km/h.
Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas tenham sido obrigadas a deixar suas casas. Muitas deixaram as áreas costeiras e seguiram para o interior, onde se abrigaram com familiares e amigos. Outros se deslocaram para locais seguros oferecidos pelas autoridades locais.
Referências
[editar | editar código-fonte]- Temporada de ciclones no Índico Norte de 2024, Wikipédia.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]Fontes
[editar | editar código-fonte]- Cyclone Remal impact: Death toll touches 37 in northeastern states, Mizoram worst hit — Hindustan Times, 29 de maio de 2024
- Cyclone Remal: 31 killed as rain, landslips wreak havoc in northeast — The Hindu, 29 de maio de 2024
- Passagem de ciclone por Índia e Bangladesh deixou 65 mortos — Isto É, 29 de maio de 2024