Ciclone Gombe deixa oito mortos em Moçambique

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


Oito pessoas morreram na província moçambicana de Nampula devido à passagem do ciclone tropical Gombe nesta sexta-feira, 11.

Há relatos de destruição de várias residências e infraestruturas públicas, com destaque para centros de saúde e salas de aulas.

O administrador da Ilha de Moçambique, Momade Ali, disse à VOA que o "ciclone foi bastante violento e quase destruiu a Ilha" e que várias famílias estão desalojadas.

“Neste momento, há equipas no terreno a fazer p levantamento preliminar dos danos provocados e a encaminhar as famílias para o centros transitórios e funcionam em escolas e igrejas”, indicou Ali que, no entanto, lamentou haver "pessoas que não querem ir para os centros e preferem ficar na casa de vizinhos e familiares, mas ainda assim o Governo garante que a estas também irá prestar apoio necessário.

O ciclone também deixou alguns distritos, incluindo a capital provincial sem corrente elétrica, e com dificuldades na comunicação por telemóvel.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, através do seu oficial em Moçambique, Claúdio Julaia, disse à VOA que a organização está posicionada para ajudar a responder.

Fontes