Cibilis Viana, fundador do PDT, morre aos 94 anos no Rio de Janeiro

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

22 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um dos fundadores do PDT, Cibilis da Rocha Viana, assessor do falecido político gaúcho Leonel Brizola, morreu ontem (21), aos 94 anos, de falência múltipla dos órgãos no Rio de Janeiro. Viana foi chefe de gabinete dos governos do Rio Grande do Sul (na década de 1950) e do Rio de Janeiro (na década de 1980), além de ter sido um dos integrantes da Campanha da Legalidade de 1961, que garantiu a posse de João Goulart na Presidência da República.

Segundo nota divulgada hoje (22) pelo PDT, Viana fundou o partido, junto com Brizola e outras 124 pessoas, em 1979. Em 1991, já no segundo governo de seu amigo, o também gaúcho Viana acumulou os cargos de presidente do BANERJ (antigo banco estadual do Rio) e secretário estadual da Fazenda fluminense.

De acordo com o PDT, na década de 50, como chefe de gabinete do Rio Grande do Sul, Viana contribuiu com políticas como a expropriação de empresas de energia e telefonia e foi um dos formuladores da política de reforma agrária.

Casado com Leda D’Avila Viana, Cibilis Viana era pai de três filhos, contador, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor de vários livros. O corpo será velado a partir das 11h de hoje (22), na Capela 5 do Memorial do Carmo, no Caju, e cremado às 17h.

Fonte