China ordena que gigantes da tecnologia paguem multas antitruste

Fonte: Wikinotícias

16 de dezembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Governos em todo o mundo estão tentando limitar a influência de grandes empresas de internet e impedi-las de abusar de sua influência no mercado. Por exemplo, pela primeira vez na história, as autoridades chinesas ordenaram que três gigantes da tecnologia pagassem multas antitruste.

De acordo com a CNBC, a China ordenou que o pagamento de 500.000 yuans (US$ 76.463) para cada empresa. Os gigantes da tecnologia foram multados por não notificar devidamente as autoridades sobre suas aquisições anteriores.

Apesar da quantidade relativamente pequena de multas, a decisão da Autoridade Reguladora de multar as empresas sinaliza uma intenção adicional das autoridades chinesas de punir e regulamentar as empresas de tecnologia que se tornaram parte integrante da vida diária dos cidadãos chineses nos últimos anos.

No mês passado, a organização publicou projetos de regulamentação com o objetivo de acabar com a prática monopolística de plataformas de internet. O projeto é uma das propostas mais ambiciosas da China para a regulamentação de grandes empresas de tecnologia.

No entanto, a China não é o único país que leva os gigantes da tecnologia a sério. Os reguladores europeus também estão preparando novas restrições legislativas às atividades de grandes empresas de TI.

Fontes