China luta com novos casos de COVID-19 apesar da estratégia 'Zero COVID'

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O número de novos casos de COVID-19 na China mais que dobrou na terça-feira, enquanto o país enfrenta seu maior surto da doença desde o início da pandemia, há dois anos.

A Comissão Nacional de Saúde disse que 3.507 novos casos de transmissão local foram confirmados nas últimas 24 horas, muito acima dos 1.337 relatados no dia anterior.

O aumento de novos casos levou as autoridades do nordeste da China a impor vários graus de restrições ao coronavírus. Autoridades da província de Jilin proibiram os moradores de viajar dentro e fora da província, a mais atingida na região, com 9 milhões de residentes na capital da província de Changchun sob ordens de ficar em casa.

Na província de Guangdong, no sudeste, fábricas na cidade de Shenzhen, centro do setor de tecnologia e manufatura da China, suspenderam as operações na tentativa de conter o surto. Shenzhen, que faz fronteira com a cidade semiautônoma de Hong Kong, abriga operações importantes como a Foxconn, importante fornecedora da gigante de tecnologia americana Apple, além da Tencent e da Huawei.

Enquanto isso, centenas de voos internacionais e domésticos programados para chegar a Xangai estão sendo desviados para outras cidades, enquanto o centro financeiro luta com seu próprio surto de novos casos de COVID-19.

O avanço de novos casos de COVID-19 na China, impulsionado pela variante omicron altamente transmissível, está acontecendo apesar da estratégia oficial de “zero COVID” de Pequim, que visa eliminar completamente os surtos de coronavírus em todo o continente.

Fontes