China exige ação rápida contra assassinos de seus cidadãos no Paquistão

Fonte: Wikinotícias

28 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A China pressionou o Paquistão, aliado de longa data, para garantir a segurança dos cidadãos chineses no Paquistão e levar rapidamente à justiça os responsáveis pelo atentado na terça-feira que matou três chineses.

“O sangue do povo chinês não deve ser derramado em vão, e aqueles por trás desse incidente certamente pagarão o preço”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China na quarta-feira, sem dar mais detalhes.

O ataque mortal ocorreu na entrada do Instituto Confúcio, administrado pela China, na cidade de Karachi, no sul do Paquistão, quando um homem-bomba se explodiu perto de uma van que transportava funcionários chineses.

O diretor do instituto estava entre os três professores chineses mortos. Um motorista paquistanês também foi morto e um professor chinês ficou ferido.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse em seu comunicado que o vice-ministro das Relações Exteriores, Wu Jianghao, chamou o embaixador de Islamabad em Pequim, Moin ul Haque, para expressar sua “preocupação extremamente grave”.

“Ele exigiu que o lado paquistanês fizesse imediatamente uma investigação completa do incidente, prendesse e punisse os perpetradores em toda a extensão da lei”, disse o comunicado.

O grupo insurgente Baluch Liberation Army (BLA) assumiu a responsabilidade por planejar o ataque e divulgou uma foto do suposto bombardeiro. Paquistão e Estados Unidos listam o grupo como uma organização terrorista.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que suas missões diplomáticas no Paquistão continuarão a instar as autoridades relevantes a “lidar adequadamente com os assuntos de acompanhamento dos mortos, tratar os feridos e reprimir resolutamente a organização terrorista envolvida”.

O primeiro-ministro paquistanês Shehbaz Sharif condenou o ataque e prometeu fazer o que for preciso para levar os responsáveis à justiça. Sharif visitou a embaixada chinesa em Islamabad após o ataque para expressar suas condolências.

“Estamos profundamente chocados e angustiados com este ataque covarde aos nossos Irmãos de Ferro”, dizia a nota escrita por Sharif na embaixada, na qual reiterou que “continuamos comprometidos em eliminar todos os militaristas e terroristas do solo paquistanês.”

Fontes