China e Emirados Árabes oferecem empréstimo para exploração do petróleo na camada pré-sal

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

9 de dezembro de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Brasil recebeu uma oferta de empréstimo de US$ 10 bilhões do governo da China para a exploração do petróleo na camada pré-sal. A informação foi confirmada ontem (8) pelo Ministério de Minas e Energia. A assessoria informou, ainda, que os Emirados Árabes Unidos também procuraram o governo brasileiro para negociar um possível empréstimo.

A exploração de petróleo e gás na camada pré-sal também poderá ter recursos de reservas internacionais, segundo o Ministério. Representantes do governo têm reiterado que os investimentos na exploração do pré-sal não vão sofrer ajustes por causa da crise financeira internacional.

Em comunicado à imprensa, a Petrobras informou que, apesar da crise financeira internacional, já captou US$ 7,5 bilhões este ano para financiar seus investimentos. “Ao longo da sua história, a Petrobras já enfrentou diversas condições adversas que não criaram empecilhos para o desenvolvimento de suas estratégias de crescimento de longo prazo”, diz a nota da Petrobras.

A comissão interministerial que está estudando os modelos de exploração do pré-sal deve ser reunir ainda esta semana para definir uma posição sobre a questão. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, defende a criação de uma empresa estatal para administrar a exploração no pré-sal. Segundo ele, isso poderia garantir que os lucros da extração nos novos campos de petróleo fiquem totalmente nas mãos do Brasil.

Fontes