China e EUA formarão grupo de trabalho sobre mudança climática

Fonte: Wikinotícias

21 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de dois dias de conversas tensas com seu homólogo chinês, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que, apesar de suas diferenças, há lugares onde os interesses das duas nações se cruzam. No sábado, a China reconheceu isso, um sinal de possível progresso.

Em um despacho do Alasca, a agência oficial de notícias Xinhua disse que a China e os EUA formariam um grupo de trabalho sobre mudança climática.

A Xinhua não deu detalhes sobre o grupo de trabalho, mas disse que os EUA e a China discutiram a mudança das políticas de vistos/viagens e a vacinação contra COVID-19 dos diplomatas. Ambos os lados também concordaram em discutir “missões diplomáticas e consulares” e vistos de jornalistas, disse a Xinhua.

Em julho passado, o então secretário de Estado Mike Pompeo ordenou que o Consulado Chinês em Houston, Texas, fechasse, citando o problema persistente de roubo de propriedade intelectual dos Estados Unidos. A China objetou veementemente e mais tarde fechou o Consulado dos Estados Unidos em Chengdu.

A disputa por jornalistas começou em fevereiro de 2020. No final, os dois países expulsaram vários jornalistas um do outro e reduziram a duração de seus vistos para três meses, embora as estadas sejam geralmente renovadas.

Fontes