Chimpanzés do Senegal são capazes de prever o comportamento do fogo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Amazônia
Outras notícias sobre o meio-ambiente


26 de dezembro de 2009

Um estudo conduzido pela antropóloga Jill Pruetz, da Universidade de Iowa, revelou que os chimpanzés têm a capacidade de compreender o comportamento do fogo, antecipando em que direcção se alastrará, o que constitui, de acordo com os investigadores, o primeiro passo na direcção do controlo do fogo.

Os dados sobre o comportamento dos chimpanzés com fogos sazonais foram recolhidos por Pruetz durante dois períodos específicos em março e abril de 2006. Ela relata ainda que parte dos incêndios são causados anualmente pelo Homem, para desatamento e caça.

Os investigadores interpretam o comportamento dos chimpanzés para os incêndios florestais como sendo predictivo, ao invés de reactivo, na medida em que não apresentou sinais de stress ou medo além do de evitarem o aproximar do fogo.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati