Chimpanzés do Senegal são capazes de prever o comportamento do fogo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amazônia
Outras notícias sobre o meio-ambiente


26 de dezembro de 2009

Um estudo conduzido pela antropóloga Jill Pruetz, da Universidade de Iowa, revelou que os chimpanzés têm a capacidade de compreender o comportamento do fogo, antecipando em que direcção se alastrará, o que constitui, de acordo com os investigadores, o primeiro passo na direcção do controlo do fogo.

Os dados sobre o comportamento dos chimpanzés com fogos sazonais foram recolhidos por Pruetz durante dois períodos específicos em março e abril de 2006. Ela relata ainda que parte dos incêndios são causados anualmente pelo Homem, para desatamento e caça.

Os investigadores interpretam o comportamento dos chimpanzés para os incêndios florestais como sendo predictivo, ao invés de reactivo, na medida em que não apresentou sinais de stress ou medo além do de evitarem o aproximar do fogo.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati