Chico Buarque recebe Prêmio Camões e chama governo Bolsonaro de "funesto"

Fonte: Wikinotícias

28 de abril de 2023

link=mailto:?subject=Chico%20Buarque%20recebe%20Prêmio%20Camões%20e%20chama%20governo%20Bolsonaro%20de%20"funesto"%20–%20Wikinotícias&body=Chico%20Buarque%20recebe%20Prêmio%20Camões%20e%20chama%20governo%20Bolsonaro%20de%20"funesto":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Chico_Buarque_recebe_Pr%C3%AAmio_Cam%C3%B5es_e_chama_governo_Bolsonaro_de_%22funesto%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

link=mailto:?subject=Chico%20Buarque%20recebe%20Prêmio%20Camões%20e%20chama%20governo%20Bolsonaro%20de%20"funesto"%20–%20Wikinotícias&body=Chico%20Buarque%20recebe%20Prêmio%20Camões%20e%20chama%20governo%20Bolsonaro%20de%20"funesto":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Chico_Buarque_recebe_Pr%C3%AAmio_Cam%C3%B5es_e_chama_governo_Bolsonaro_de_%22funesto%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Entrega do Prêmio Camões para Chico Buarque de Hollanda

“Lá se vão quatro anos que meu prêmio foi anunciado e eu já me perguntava se me haviam esquecido. Quatro anos, com uma pandemia no meio, davam às vezes a impressão de que um tempo bem mais longo havia transcorrido. No que se refere ao meu país, quatro anos de governo, funesto, duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás”, disse o escritor e músico Chico Buarque no dia 24 passado, quando recebeu nas mãos do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva o Prêmio Camões. A cerimônia, que aconteceu em Portugal, também teve a presença do presidente e do primeiro-ministro portugueses, respectivamente Marcelo Rebelo de Souza e António Costa.

O ex-presidente Jair Bolsonaro havia se negado a assinar a certificação quatro anos atrás devido a desavenças com o escritor em relação a assuntos como a Ditadura Militar no Brasil. Chico, que foi ameaçado pelos líderes da Ditadura, teve músicas famosas, com Cálice, censuradas e se exilou na Itália por alguns anos, é crítico do regime, que por outro lado é amplamente defendido por Bolsonaro.

Lula, em seu discurso, disse: “É uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos. O ataque à cultura, em todas as suas formas, foi uma dimensão importante do projeto que a extrema direita tentou implementar no Brasil. Não podemos esquecer que o obscurantismo e a negação das artes também foram uma marca do totalitarismo e das ditaduras que censuraram o próprio Chico no Brasil e em Portugal".

“Chico esperou quatro anos para receber e nós esperamos quatro anos, como admiradores esperam os que admiram, como amigos esperam uns pelos outros”, completou o presidente brasileiro ainda.

O prêmio

O Prêmio Luiz Vaz de Camões de Literatura é um prémio literário instituído pelos Governos de Portugal e do Brasil em 1988 com o objetivo de estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e enriquecer o património literário e cultural da Língua Portuguesa. É atribuído aos autores, pelo conjunto da obra, que contribuíram para o enriquecimento do património literário e cultural da Língua Portuguesa.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes